sexta-feira, 19 de junho de 2015

Escócia





    Escócia é um dos países do Reino Unido e cobre o terço norte da ilha da Grã-Bretanha. Faz fronteira com a Inglaterra ao sul e outra, formada pelo Oceano Atlântico, com o Mar do Norte a leste e com o Canal do Norte e o Mar da Irlanda a sudeste. Além do continente, o país é composto por mais de 790 ilhas. Na Escócia, apenas 7 cidades possuem o titulo de cidade propriamente dita que são: Edimburgo, Glasgow, Aberdeen, Dundee, Inverness, Stirling e Perth.








    Edimburgo, a capital e segunda maior cidade do país, foi o centro do Iluminismo Escocês do século XVIII, que transformou a Escócia em uma das potências comerciais, intelectuais e industriais da Europa. Glasgow, maior cidade,  já foi uma do pólos industriais mais importantes do mundo. As águas territoriais escocesas consistem em um grande sector do Atlântico Norte e do Mar do Norte, região que contém as maiores reservas de petróleo da União Europeia. Isso tem dado a Aberdeen, a terceira maior cidade do país, o título de capital do petróleo da Europa. 



Imagem
  • Cidade de Edimburgo, Escócia



  • Cidade de Glasgow, Escócia




  • Cidade de Aberdeen, Escócia
Estações do ano na Escócia 
(Inverno - Primavera - Verão - Outono) 





LinguagemExistem três idiomas falados na Escócia: o inglês da Escócia, o Scots  e o gaélico escocês  Teatro: A cidade de Edimburgo recebe, no verão, aquele que é considerado o mais importante festival de teatro do Reino Unido.  Cultura popularO kilt surgiu no século XVI, no norte da Escócia. Cada clã ou família tinha um tipo de quadriculado no kilt, que identificava os seus integrantes.  Lendas: Há séculos os habitantes da região dizem que um monstro pré-histórico, o Monstro do Lago Ness. Muitas expedições foram feitas no local e até hoje nada foi encontrado. 
Gastronomia: A culinária da Escócia tem muito em comum com a culinária da Inglaterra, mas apresenta características particulares e recipientes próprios. A comida robusta, rica em gordura e carne, e a tendência dos escoceses em fritar tudo (deep fry) está contribuindo para o aumento dos problemas cardíacos[1] e da obesidade. Enquanto frutas frescas e vegetais estão entrando na dieta, muitos escoceses, particularmente com salários mais baixos, ainda têm dietas bem pobres, o que provoca muitos problemas de saúde. Contudo, a cozinha escocesa vive uma renascença e já existem vários restaurantes no país com estrelas no Guia Michelin (famoso chefe de cozinha Gordon Ramsey).

Escócia na perspectiva fotográfica 



ImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagem

sexta-feira, 22 de maio de 2015

Índia




Índia é um país da Ásia Meridional. É o segundo país mais populoso, sétimo maior em área geográfica e a democracia mais populosa do mundo. Delimitada ao sul pelo Oceano Índico, pelo mar da Arábia a oeste e pela Baía de Bengala a leste, a Índia tem uma costa com 7 517 km de extensão. O país faz fronteira com Paquistão a oeste, República Popular da China, Nepal e Butão ao norte e Bangladesh e Mianmar a leste. Os países insulares do Oceano Índico estão localizados bem próximo da Índia.









A Índia é uma república composta por 28 estados e sete territórios da união, com um sistema de democracia parlamentar. O país é a décima maior economia do mundo em Produto Interno Bruto (PIB) nominal, bem como a terceira maior do mundo em PIB medido em Paridade de Poder de Compra. As reformas econômicas feitas desde 1991 transformaram o país em uma das economias de mais rápido crescimento do mundo. No entanto, a Índia ainda sofre de altos níveis de pobreza,  analfabetismo, doenças e desnutrição. Uma sociedade pluralista, multilíngue e multiétnica, a Índia também é o lar de uma grande diversidade de animais selvagens e de habitats protegidos.







Lar da Civilização do Vale do Indo, de rotas comerciais históricas e de vastos impérios, o subcontinente indiano é identificado por sua riqueza comercial e cultural de grande parte da sua longa história. Encontram-se quatro grandes religiões:  hinduísmo, budismo, jainismo e sikhismo, que se originaram no país, enquanto o zoroastrismo, o judaísmo, o cristianismo e o islamismo chegaram no primeiro milênio d.C. e moldaram a diversidade cultural da região.








A indústria de cinema indiana é a maior do mundo em termos de venda de bilhetes e de número de filmes produzidos. A indústria é sobretudo suportada por um vasto público, sendo que os bilhetes estão entre os mais baratos do mundo. Os filmes indianos são populares em várias partes do mundo, especialmente em países com comunidades indianas de tamanho significativo.

Bollywood  é o nome dado à indústria de cinema em língua hindi, a maior indústria de cinema indiana, em termos de lucros e popularidade a nível nacional e internacional. O nome Bollywood surge da fusão de Bombaim (antigo nome de Mumbai, cidade onde se concentra esta indústria), e de Hollywood (nome dado à indústria cinematográfica americana).




A resistência não-violenta na Índia colonial e sinónimo da história do movimento de Não-Cooperação e de Mahatma Gandhi. Além de render a Independência, a não-violência de Gandhi também ajudou a melhorar o estatuto dos Intocáveis na sociedade e religião Indiana. Nos conflitos que asseguraram a Independência e Divisão, Gandhi é responsabilizado por manter Calcutá e toda a fronteira ocidental da Índia em paz. O princípio do satyagraha, frequentemente traduzido como "o caminho da verdade" ou "a busca da verdade", também inspirou gerações de ativistas democráticos e anti-racismo. Frequentemente Gandhi afirmava a simplicidade de seus valores, derivados da crença tradicional hindu: verdade (satya) e não-violência (ahimsa).